
Bookers
Sobre o projeto
O projeto Bookers é um case fictício que teve como objetivo central, o estudo das metodologias de UX e o aprimoramento das minhas habilidades em UI.
O produto final é um site designado para leitores, no qual eles conseguem realizar interações sociais, entrar em comunidades, realizar posts, e gerenciar suas leituras.
O processo: design thinking
1
Prototipação
Prótotipo alta fidelidade
Navegação
3
Definição
Criação de Personas
Criação das funcionalidades
Sitemap
2
Ideação
Guia de estilos
Protótipo baixa fidelidade
4
Descoberta
Pesquisa quantitativa
Benchmarking
Coleta de Insights
O design thinking é uma abordagem centrada no usuário para resolver problemas, que envolve descoberta, definição, ideação, prototipação e teste iterativos para desenvolver soluções inovadoras e eficazes. O objetivo é compreender profundamente as necessidades dos usuários, gerar ideias criativas e testá-las rapidamente para encontrar a melhor solução possível. Esse processo foi essencial para que eu pudesse chegar ao resultado final: o site "Bookers". Veja quais métodos foram utilizados em cada etapa.
A pesquisa
A pesquisa conduzida através de um formulário, cujo objetivo é conhecer mais sobre o público-alvo do projeto, e seus gostos de leitura. Esse formulário foi distribuído através das redes sociais (Telegram, Whatsapp e Instagram), com um convite para as pessoas leitoras responderem.
9
Perguntas no formulário, distribuídas entre abertas e fechadas
21-50
Idade dos respondentes do formulário
34
Respostas obtidas com o formulário
3
Dias de abertura para coleta de respostas
Questões
-
Qual é a sua idade?
-
Qual gênero você se identifica?
-
Como você organiza sua rotina para leitura?
-
Quantos livros em média você lê em um ano?
-
Qual é sua motivação/objetivo com a leitura?
-
Qual é a sua maior dificuldade ou seu maior impedimento para ler livros?
-
Qual é a forma que você utiliza para ler livros?
-
Você participa/utiliza alguma comunidade para se conectar com outros leitores? Se sim, qual(is)?
-
Como você descobre novos livros?
Análise
A partir das respostas obtidas, realizei uma análise das respostas e obtive insights que foram valiosos para entender cada vez mais quais os hábitos de leituras e as necessidades desse público. Além disso, foi possível saber alguns concorrentes do produto.
Momentos de leitura
A pessoas apontaram que costumam ler antes de dormir, depois do café da manhã, no horário do almoço e nos momentos livres.
Quantidade de livros lidos
28% das pessoas leem de 1 a 5 livros por ano, 26% de 6 a 10, 21% de 11 a 15, e 13% leem mais de 16 livros.
Maiores impedimentos
Tempo livre, procrastinação, organização da rotina, preços, filho pequeno, falta de disciplina, falta de motivação, não encontrar o livro que precisa, encontrar livros que interessam, o gênero do livro, disposição, sono, déficit de atenção e TDHA.
Novos livros
As pessoas descobrem novos livros por meio de indicações, livrarias, bibliotecas, pesquisas, comunidades e redes sociais, navegando na Amazon, busca pelo autor e no próprio livro.
Tempo para ler
A rotina varia entre as pessoas, no geral de 30 min à 1 hora de leitura por dia.
Objetivos com a leitura
Lazer, estudo, diversão, desenvolvimento, distração, entretenimento, conhecimento cultural, aprender vocabulários, descanso, hobby.
Meios de leitura
A maioria das pessoas utilizam o livro físico e Kindle, as demais variam entre computador, tablet e celular.
Comunidades e conexões
As comunidades que as pessoas participam são no whatsapp, telegram, instagram, twitter, discord e grupos do facebook. Além disso há Skoob, Booktoks, Booktubers, Goodreads, Tag livros (app) e clube de livros de influenciadores.
Personas
Uma persona é a representação fictícia do perfil típico de um usuário, e a do projeto foi baseada nos dados obtidos através da pesquisa.
Análise de Benchmark

Arquitetura da Informação

Guia de Estilos
